Controle geométrico de obras ferroviárias, envolvem diversas etapas: Levantamento da poligonal de apoio, Nivelamentos dos pontos da poligonal, Locações do eixo, Marcações dos offsets, Conferência da plataforma de terraplenagem, Locação da superestrutura, Aplicação da superelevação e Aferição da via com equipamentos mecânico motorizado. Este último é tem a função de tirar as irregularidades que porventura ficaram na linha relacionada à geometria e ao serviço de socaria. Nesse processo é utilizado a alinhadora-niveladora socadora, que possuem sensores que coletam as informações da via e partir dai obtêm-se as informações necessárias para o aferimento da mesmo.
Ao final dos serviços da alinhadora-niveladora socadora utilizam-se equipamentos capazes de registrar graficamente, a situação do alinhamento, nivelamento e bitolamento da via. Esses equipamentos são: o carro controle e o trole, tais equipamentos geram o relatório das condições da via tais como: alinhamento, nivelamento dos trilhos, empeno e superelevação. Caso haja alguma imperfeição na linha, é informado o local e quanto essa imperfeição está fora dos padrões. A seguir são feitas as correções necessárias na via e esta é entregue para circulação.
Ao final dos serviços da alinhadora-niveladora socadora utilizam-se equipamentos capazes de registrar graficamente, a situação do alinhamento, nivelamento e bitolamento da via. Esses equipamentos são: o carro controle e o trole (Ou este equipamento desenvolvido pela Trimble), tais equipamentos geram o relatório das condições da via tais como: alinhamento, nivelamento dos trilhos, empeno e superelevação. Caso haja alguma imperfeição na linha, é informado o local e quanto essa imperfeição está fora dos padrões.
Fonte: MundoGEO